Convite para atividade dia 23/12

A Casa do Samba de D. Dalva – Ponto de Cultura convida a todos e todas para o evento de encerramento das atividades anuais dia 23/12 às 14h.
 

Na oportunidade apresentam os trabalhos os sambadores mirins do Samba de Roda Flor do Dia em conjunto com o lançamento do CD Samba de Roda – Projeto Mestres Navegantes, edição Bahia.
 
Mestres Navegantes é um trabalho de pesquisa, mapeamento e registro  de manifestações culturais e populares brasileiras, coordenado por Betão Aguiar.
A coletânea da edição Bahia Samba de Roda e Samba Rural Batuques e Tiranas conta com 40 músicas de 13 mestres e grupos gravados em cidades da Bahia. Dos quais participam Dona Zinha e Sambadores de Tocos, Mestre Bule Bule, Mestre Aurino, Rita da Barquinha, Pedrito Trabuco e Zé Beté, Samba de Enxada do Tuá, Samba Chula João do Boi, Samba de Dona Dalva, Filhos da Terra, Geração do Iguape, Samba de Roda Mirim Flores da Pitangueira, Raízes de Acupe e coletivo de Samba de Saubara.
 
O Samba Mirim Flor do Dia é o sustento do Samba de Roda tradicional. Pioneiro na formação de um coletivo de crianças e adolescentes organizado para a salvaguarda do Samba de Roda. Criado pela sambadeira e Doutora do Samba Dalva Damiana de Freitas nos idos dos nãos 80, atualmente gerido pela sambadeira e mestra Ana Olga, o grupo surge com o principal objetivo de dar continuidade ao tradicional Samba de Roda do Recôncavo.

Casa do Samba de Roda de D. Dalva
A Casa de Samba de Roda Dona Dalva foi inaugurada está localizada à Rua Ana Néri, no centro da cidade  de Cachoeira, Bahia. O espaço é utilizado para as apresentações do grupo do Samba de Dona Dalva e já recebeu diversos artistas locais e de outras regiões, a exemplo do Samba de Roda Filhos da Barragem de Cachoeira, Clécia Queiroz (Salvador), Roberto Mendes (Santo Amaro), Natalhinha Marinho (Maceió), Maloya Lindigo (Ile de La Réunion - África), além de outras manifestações culturais e tradicionais. Além de apresentações, no espaço são promovidas exposições fotográficas, cursos, palestras, oficinas de Samba de Roda, Jóias de Axé e outras temáticas, além de outras atividades educativas.
A Casa do Samba de Roda de Dona Dalva - Ponto de Cultura é gerenciada pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, com o apoio do programa Pontos de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, Ministério da Cultura e Governo Federal e parceria com o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual.



Comentários

Postagens mais visitadas