Convite exposição “90 Anos de Dona Dalva Damiana de Freitas, uma Memória Cantada”



Convidamos a todos e todas para a abertura da exposição “90 Anos de Dona Dalva Damiana de Freitas, uma Memória Cantada”. A abertura ocorre dia 06 de setembro às 17h no Núcleo de Memória e Documentação do Recôncavo Baiano (Nudoc), em Cachoeira. 

A exposição está sendo organizada pelo Centro de Ates, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e fica aberta ao público até o dia 27 de setembro.

Dona Dalva é um ícone do Samba de Roda, tradicional ou samba de raiz. Sua vida foi escrita pela sua dedicação e ativismo no campo da cultura e religiosidade em Cachoeira. Tratar do legado de Dona Dalva é tratar e reconhecer o seu incansável trabalho e ativismo cultural em Cachoeira, o que a torna referência nacional. Seus feitos lhe resultaram em reconhecimentos, dos quais estão a outorga do título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o registro do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO. A sambadeira foi proponente do registro a partir da Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas em parceria com a Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo e Associação Cultural Filhos de Nagô.

Abaixo listamos links que demonstram sobre Dona Dalva. 




Memória Samba de Roda - Exposição Virtual




Comentários

Postagens mais visitadas