Samba de Roda & Interações Artísticas

Samba de Roda & Interações Artísticas é uma ação da Casa do Samba de Dona - Ponto de Cultura. O objetivo da ação é interagir com outras formas de manifestações durante os dias de apresentação do Samba de Roda abrindo espaço para pessoas que desejam expressar seu trabalho ou sentimento através de toques de pandeiro, viola, berimbal, dança, poesia e o que sua expressão permitir. Para participar é só seguir as instruções no cartaz abaixo.



Casa do Samba de Roda de D. Dalva

A Casa de Samba de Roda Dona Dalva foi inaugurada está localizada à Rua Ana Néri, no centro da cidade  de Cachoeira, Bahia. O espaço é utilizado para as apresentações do grupo do Samba de Dona Dalva e já recebeu diversos artistas locais e de outras regiões, a exemplo do Samba de Roda Filhos da Barragem de Cachoeira, Clécia Queiroz (Salvador), Roberto Mendes (Santo Amaro), Natalhinha Marinho (Maceió), Maloya Lindigo (Ile de La Réunion - África), além de outras manifestações culturais e tradicionais. Além de apresentações, no espaço são promovidas exposições fotográficas, cursos, palestras, oficinas de Samba de Roda, Jóias de Axé e outras temáticas, além de outras atividades educativas.
A Casa do Samba de Roda de Dona Dalva - Ponto de Cultura é gerenciada pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, com o apoio do programa Pontos de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, Ministério da Cultura e Governo Federal e parceria com o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual.

Conheça a Casa do Samba de Dona Dalva



Programa Pontos de Cultura
(Programa Pontos de Cultura. Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=131. Acessado em 02 mar. 2017)

Os Pontos de Cultura são uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, que se baseia na criação de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais. Criados para dar condições de sustentabilidade a projetos e manifestações culturais sem fins lucrativos que desenvolvem ações nas comunidades locais, os Pontos de Cultura tornaram-se referência mundial de política cultural, sendo adotados em países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica.

Os Pontos de Cultura agregam agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si. A prioridade do programa são os convênios com governos estaduais e municipais, além do Distrito Federal, para fomento e conformação de redes de pontos de cultura em seus territórios.

Na BahiaA Bahia, em 2008, foi protagonista da primeira experiência de estadualização do então Programa Mais Cultura, que potencializou a Política Nacional de Cultura Viva. Naquele ano, lançou um edital que já contemplou 149 instituições.

Hoje, os Pontos de Cultura da Bahia encontram-se distribuídos em todo o estado e têm se expandido cada vez mais. Os dados de 2016 contabilizam uma rede com 270 projetos, 124 deles com parceria firmada na mais recente seleção, realizada em 2014, que garante um repasse total de R$ 180 mil para cada Ponto de Cultura, em três parcelas anuais. Este volume atual totaliza um investimento de mais de R$ 48 milhões na manutenção, dinamização, desenvolvimento e autonomia de atividades culturais das mais diversas. Os benefícios são inúmeros para milhares de baianos.

Conheça os Pontos de Cultura da Bahia através do CANAL DE VÍDEOS

Comentários

Postagens mais visitadas